Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Google Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Pão-de-Ló de Soajo

Img 3251 1 970 2500

O Pão-de-ló corresponde à designação geral de um bolo da doçaria tradicional portuguesa cujos ingredientes são apenas ovos, açúcar e farinha, o que lhe confere sempre uma cor amarela intensa e uma textura fofa. Cada zona, localidade, estabelecimento ou família tem vindo a criar, ao longo dos tempos, a sua própria receita, em que combina os diferentes ingredientes em proporções diversas ou opta por temperaturas, métodos de cozedura e formatos igualmente variáveis. Isto traduz-se em bolos mais húmidos ou mais secos, mais densos ou mais leves. Desde o Pão-de-ló de MARGARIDE, O Pão-de-ló de Ovar, ou o Pão-de-ló de Alfazeirão, até à Cavaca de Resende, passando pelo Bolinhol de Vizela, as designações são inúmeras. Todavia, ao pão-de-ló está sempre associada a ideia de leveza, pelo que, nalgumas regiões, é chamado Pão Leve. Quando a percentagem relativa dos ovos é relevante é também chamado de Pão-de-ló Fino. Este é um doce associado a todos os momentos festivos, mas especialmente às comemorações pascais.
O Pão-de-ló do Soajo é uma receita de tipo familiar, pouco húmido, fabricado segundo uma receita da sua proprietária que aí abriu uma padaria após o seu regresso de Moçambique. É vendido à unidade.

Locais de Aquisição ou Degustação:
Na altura da Páscoa é possível degustar o pão-de-ló do Soajo, como sobremesa, nos restaurantes do Soajo, mas poderá adquiri-lo durante todo o ano na Padaria do Soajo e, por encomenda, em diversas padarias e estabelecimentos comerciais do concelho:

  • Casa da Fruta – Arcos de Valdevez
  • Padaria e Pastelaria – “Seara Nova” – Soajo
  • Padaria do Soajo – Eiró, Soajo

Receita
Ingredientes

  • 12 gemas de ovos bem grandes
  • 4 claras
  • 275 gr. de açúcar
  • 200 gr. de farinha triga, sem fermento
  • manteiga para untar q.b.

Preparação
Bata as gemas com as claras e adicione o açúcar. Bata demoradamente (aproximadamente meia hora com batedeira eléctrica ou 50 minutos à mão). Vá acrescentando a farinha em chuva leve e continue a bater durante mais 10 minutos com a batedeira ou 15 a 20 minutos à mão. Forre ma forma de chaminé no centro com 4 folhas de papel cavalinho ou manteigueiro, unte e deite a massa dentro. Leve a cozer em forno bem quente, previamente aquecido. Quando o bolo estiver crescido, reduza o calor e, se necessário, tape com um papel até que o pão de ló fique cozido mas não queimado. Leve aproximadamente 40 minutos a cozer. Tradicionalmente o pão de ló é cozido nos fornos de cozer pão, aquecidos a lenha, e dentro de uma forma própria em barro não vidrado, com um formato de uma tigela, no centro da qual é colocada uma tigela pequena invertida, sendo depois tapada com uma tigela igual.

Top